segunda-feira, 4 de abril de 2011

História do lugar onde eu vivo


A entrevista que realizei foi para obter maiores informações sobre como é a história do lugar onde vivo.
Entrevista:
Nome: Irani Araújo Moraes
Idade: 71 anos
Onde estudou: Na escola Cândida Silveira Haubmann na localidade da Airosa Galvão.
Com que idade entrou na escola: Entrei na escola com 10 anos.
Por que saiu da escola e com que idade: Sai da escola para trabalhar e com isso ajudar na renda da família isso com 14 anos.
Como era a sua Professora: Era muito boa, sempre nossa amiga nos ajudando a fazer as atividades, seu nome nunca esqueci Altair Reis.
Como você chegava até a escola: Íamos a pé ficava um quilometro de distância de nossa casa, mas outros colegas caminhavam distâncias bem maiores.
Como era a escola, havia recreio, havia merenda, de que vocês brincavam: Tinha mais de uma sala na escola, mas nós estudávamos todos numa mesma sala, a professora dava aula para 73 alunos da primeira a quarta série do ensino primário. Na maioria das vezes eram os alunos que levavam sua própria merenda de casa, havia recreio e brincávamos principalmente de cantigas de roda.

Através desta entrevista pude conhecer mais sobre o local onde morei, como era a educação, como eram alfabetizados as crianças, sua cultura e o que mudou de lá para cá, como mudou e por que mudou, vendo tais respostas passamos a dar mais valor ao mundo de hoje a todo o conforto, toda a facilidade que é hoje estudar  e estar na escola, buscar conhecimento e se desenvolver profissionalmente devido a todo o tipo de informação e acesso a um mundo informatizado e globalizado.
Moro no Município de Arroio Grande, e a escola localiza-se no interior do município onde morei durante parte de minha infância, o município de Arroio Grande tem atualmente 138 anos de emancipação política, está localizado as margens do arroio Grande o qual deu nome ao município, com a doação de um terreno doado por um casal das redondezas deu-se início o povoado ao redor da capela e assim construiu-se o nosso município hoje  recebe destaque por sua principal atividade econômica que é o arroz e também a pecuária e a soja.

Um comentário:

  1. Olá Dagoberto!
    Parabéns pelo blog e pelo trabalho! Essa entrevista foi muito boa! Sabes mais sobre quem foi a Cândida Osmídia da Silveira, casada com Luís Belmiro Haubmann? Se souberes põe aí no teu blog. Abraço

    ResponderExcluir